A

C

E

L

M

P

T

V

X

Geleia real: aposte no segredo das abelhas para uma vida longa e saudável

A substância produzida pelas abelhas apresenta benefícios diversos para a saúde



 

A geleia real é produzida naturalmente pelas abelhas operárias jovens. É utilizada para alimentar abelhas rainhas e suas larvas. Esse alimento faz com que as abelhas rainhas vivam em torno de 5 anos, enquanto as abelhas operárias vivem aproximadamente apenas 45 dias. A geleia real também é responsável pela fertilidade das abelhas rainhas, enquanto as abelhas operárias permanecem estéreis por toda vida.


Os benefícios da geleia real não param em seu uso medicinal, estendem-se também para a beleza. Cabelos, pele e unhas podem ser beneficiados com o consumo da geleia real ou ainda por meio de uso externo, como por exemplo, em máscaras capilares ou soluções para aplicar na pele ou unhas.Os benefícios da geleia real, no entanto, não são apenas para as abelhas e estima-se que desde a Grécia antiga o alimento é utilizado para fins medicinais. A medicina tradicional chinesa também utiliza a geleia real buscando promover uma vida longa e saudável. Desde então, os benefícios da substância para a saúde vem sendo descobertos e estudados.

Benefícios da geleia real para a saúde

Os benefícios da geleia real podem ser explicados pela sua composição, já que possui grandes propriedades energéticas e antioxidantes. “É constituída em média por 66% de água, 13% de carboidratos, 12% de proteínas, 5% de lipídios, 3% de vitaminas, enzimas e coenzimas e 1% de sais minerais”, comenta a nutricionista esportiva Jaqueline Araújo do Ateliê do olhar.

Aminoácidos, vitaminas e minerais estão presentes em grande quantidade na substância. Confira abaixo os diversos benefícios que a geleia real pode ter para a sua saúde:

  • Aumenta a energia diminuindo o cansaço físico e mental;
  • Reduz o estresse;
  • Auxilia no tratamento da depressão, ansiedade e falta de memória ajudando no desempenho das funções cognitivas;
  • Estimula o crescimento de células neurais e gliais;
  • Previne doenças como Alzheimer e Parkinson;
  • Aumenta a libido e a fertilidade;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes;
  • Ameniza sintomas de TPM e da menopausa;
  • Auxilia no tratamento de gastrite e úlcera duodenal e estomacal;
  • Bom para o desenvolvimento ósseo das crianças;
  • Útil no tratamento de artrite;
  • Combate a anemia ferropriva;
  • Excelente fonte de nutrientes para quem pratica atividade física;
  • Auxilia no tratamento do câncer diminuindo náuseas e mau estar na quimioterapia;
  • Combate flacidez;
  • Auxilia na produção de colágeno;
  • Tratamento de aftas.

Como é possível notar, os benefícios da geleia real são muitos. No entanto, algumas pessoas podem apresentar alergias ou outros problemas em relação ao produto. Se você é alérgica a picadas de abelha, por exemplo, é interessante consultar orientação médica antes de iniciar o consumo do produto, pois pode causar alergias. O consumo da geleia real também não é indicado para fenilcetanúricos.

Como consumir a geleia real

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para usufruir dos benefícios da geleia real para a saúde, é necessário que ela seja consumida. Ao adquirir a substância, é possível que ela venha em seu estado natural, em ampolas ou ainda em capsulas.

No caso da substância in natura, é possível que seja consumida pura “diariamente após o café da manhã, colocando embaixo da língua com espátula que vem junto”, comenta Jaqueline. No caso das ampolas podem ser dissolvidas em água, sucos e outras bebidas. Já as capsulas, são ingeridas com um pouco de água.

As quantidades recomendas para o consumo da geleia real podem variar: “0,5 a 1 grama diariamente pela manhã ou em caso de doenças ou convalescença, sugiro de 0,25 a 0,5g” recomenda a nutricionista. Lembrando que em caso de dúvidas, realize uma consulta médica para o consumo ser aliado a suas necessidades individuais.

 

Onde comprar e como escolher

A geleia real é um produto natural, portanto, é preciso prestar atenção em alguns detalhes ao comprar. A aparência do produto é um ponto a ser notado: “a geleia real é uma substância gelatinosa, de cor clara”, comenta Jaqueline. “É importante verificar se o produto possui registro junto ao Ministério da Agricultura que garante que o produto possui boa procedência e qualidade e é sempre fiscalizado”, salienta a nutricionista.

 

Uso cosmético da geleia real

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A geleia real também é uma substância aliada da beleza. Pode ser utilizada no fortalecimento das unhas, no rejuvenescimento da pele e também para manter os cabelos fortes, bonitos e com crescimento acelerado. Para utilizar a geleia real para fins estéticos, é possível fazer receitas caseiras ou ainda adquirir produtos que já possuem a geleia real na composição.

Para a pele, é possível adicionar a geleia real em misturinhas caseiras para estimular a produção de colágeno. É possível também fazer uma esfoliação com a geleia real e algum ingrediente abrasivo, como por exemplo, o açúcar. Para os cabelos, a dica é investir em produtos que possuem a geleia real em sua composição. 

A galeia real pode ter benefícios para a saúde e para a beleza. Lembre-se de seguir as dicas para comprar produtos de qualidade e seguir as instruções dos fabricantes nos rótulos. Em caso de dúvidas para o uso da geleia real na saúde, faça uma consulta médica para se informar.


01/08/2016 - 12:33

Ainda não conhece a OPPA Bertioga?

Oferecemos muito mais visibilidade para seu negócio! Destaque-se na OPPA Bertioga!

cliente caindo
O seu negócio não está sendo bem divulgado?
cliente após anuncio do oppa bertioga tendo seu retorno
Veja os resultados com seu anúncio na Oppa Bertioga