Com a expectativa de atender cerca de 400 pessoas por mês, foi inaugurada nesta segunda-feira (20) a nova agência do INSS em Bertioga. A unidade, localizada na Rua Luiz Pereira de Campos, 737, no Centro, inicia o atendimento aos munícipes nesta terça-feira (21).
A cerimônia de inauguração aconteceu na sede da unidade e contou com a presença da secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social, Elisete Berchiol, do prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, e do vice-prefeito, José Nunes Viveiros.
Segundo Elisete Berchiol, a agência implantada na Cidade segue o mesmo modelo em todo o Brasil, e as dimensões do edifício dependem do número de habitantes. “O mais importante é que investimos em gente, porque somos gente atendendo gente”. Ela ainda fez questão de reforçar que o Ministério da Previdência Social vem adotando novos critérios de atendimento considerando que cada benefício concedido na verdade é o reconhecimento do direito do cidadão. “Espero que em Bertioga possamos reconhecer muitos direitos do cidadão”.
Elisete fez um alerta aos contribuintes de Bertioga para que não peçam auxílio a intermediários no momento de calcular a aposentadoria. “Os funcionários da agência do INSS estão à disposição para orientar e analisar toda a documentação. É mais rápido e mais seguro”.
Para o prefeito Orlandini, a inauguração da agência é a consolidação de um trabalho em parceria entre Legislativo e Executivo, em um processo que iniciou em 2008. “Estou muito orgulhoso por essa conquista do povo de Bertioga”.
Com o funcionamento da agência em Bertioga, não será mais necessário o deslocamento dos moradores para Guarujá, por exemplo, onde se localiza o posto mais próximo, e enfrentar filas para dar entrada a pedidos de benefícios ou outros serviços oferecidos pelo órgão. Na Baixada Santista, somente Peruíbe e Mongaguá ainda não contam com uma agência do INSS.
No local o usuário contará com serviços de concessão de benefícios, realização de perícias, atendimento ao público em geral, e demais serviços que poderão ser consultados no site da Previdência: www.previdencia.gov.br ou pelo número 135.