A

C

E

L

M

P

T

V

X

Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena

Jogos Mundiais serão o tema do Festival.



Um dos maiores festivais do país sobre a cultura e o esporte indígena acontece em Bertioga, entre os próximos dias 17 e 19. O Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena, realizado pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, e Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena vai reunir cerca de 400 índios de cinco etnias, além dos anfitriões, Guarani.

Representantes das etnias Kayapó, Paresi halíti, Pataxó, Karajá e Bororo e os Guarani, de Bertioga, vão apresentar toda a beleza da cultura, esporte e culinária de suas tribos. Cada etnia vai mostrar os rituais e danças praticados nas aldeias, o significado da pintura corporal e seus costumes. A interação com o público será total, inclusive com a pintura corporal.

Um dos pontos altos da programação será a realização do Fórum Social Ambiental Indígena, onde são propostas discussões em torno de assuntos de interesse da comunidade indígena em todo país. Este ano, o Fórum acontece no dia 18, a partir das 8h30. O tema será ‘Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e os Compromissos com a Qualidade de Vida’ e os palestrantes serão Kairo Bernado, representante da Prefeitura de Palmas, cidade do estado de Tocantins que sediará os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecem em setembro deste ano; Carlos Terena, coordenador Geral dos Jogos e Luís Lobo, Consultor do Ministério do Esporte para os Jogos.

Como parte das atrações estão as apresentações esportivas. O empolgante futebol de cabeça revela a incrível destreza dos índios, que dão verdadeiros mergulhos no chão para cabecear as bolas rasteiras. Já a corrida de tora mostra a força e integração entre os membros da tribo, que correm carregando toras de até 100 quilos.

Os Guarani vão apresentar sua culinária durante o Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena. Eles vão preparar o palmito tipo pupunha e juçara assado e também cru. A iguaria é servida pura ou com mel. Durante os três dias do evento o público vai poder apreciar o artesanato indígena que utiliza muita madeira, palha e plumagem.

O Festival, que acontece desde o ano de 2001, será realizado na Praça de Eventos, na Praia da Enseada, ao lado do Forte São João, onde será montada uma tenda com arquibancada. Grande parte da programação também vai acontecer no Parque dos Tupiniquins.

As etnias

Guarani 
Também conhecidos como Ava-Chiripa, Ava-Guarani, Xiripa ou Tupi-Guarani, é considerado um dos povos mais populosos do Brasil, somando mais de 30 mil índios. Em Bertioga estão na reserva indígena Rio Silveira, na divisa com o município de São Sebastião, mas existem reservas espalhadas por todo país. Os Guarani vivem basicamente da agricultura, através do plantio do arroz, da mandioca, entre outros alimentos. Suas danças, cantos e rituais são direcionados ao Deus Tupã, pedindo proteção às pessoas e à natureza.

Kayapó
Os Kayapó vivem no Mato Grosso (MT) e Pará (PA) em aldeias dispersas ao longo do curso superior dos rios Iriri, Bacajá, Fresco e de outros afluentes do rio Xingu. As aldeias são relativamente grandes em relação ao padrão amazônico: se uma aldeia indígena costuma variar entre 30 e 80 pessoas, entre os Kayapó, esse número flutua entre 200 e 500 habitantes. Os rituais Kayapó são numerosos e diversos, mas sua importância e duração variam fortemente. Dividem-se em três categorias principais: as grandes cerimônias de confirmação de nomes pessoais; certos ritos agrícolas, de caça, de pesca e de ocasião – por exemplo, aqueles realizados quando de um eclipse solar ou lunar – e, enfim, os ritos de passagem.

Paresi halíti 
Os Paresi têm uma antiga história de contato com os não-índios. As primeiras referências feitas a eles datam do fim do século XVII e, desde então, o contato foi se intensificando e gerando consequências muitas vezes devastadoras para o povo. Atualmente, os Paresí mostram-se preocupados em manter seus costumes e com a recuperação de outros aspectos que consideram importantes para a manutenção das suas práticas socioculturais, tendo em vista todas as consequências sofridas ao longo da sua história com os não-índios.

Pataxó
Habitantes da região sul da Bahia, o histórico do contato desses grupos com os não-indígenas se caracterizou por expropriações, deslocamentos forçados, transmissão de doenças e assassinatos. A terra que lhes foi reservada pelo Estado em 1926 foi invadida e em grande parte convertida em fazendas particulares. Apenas a partir da década de 1980 teve início um lento e tortuoso processo de retomada dessas terras, cujo desfecho parece ainda longe, permanecendo a Reserva sub-judice.

Karajá
Habitantes seculares das margens do rio Araguaia nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, os Karajá têm uma longa convivência em sociedade, o que não os impediu de manter costumes tradicionais do grupo como: a língua nativa, as bonecas de cerâmica, as pescarias familiares, os rituais, os enfeites plumários, a cestaria e artesanato em madeira e as pinturas corporais, como os característicos dois círculos na face. Ao mesmo tempo, buscam a convivência temporária nas cidades para adquirir meios de reivindicar seus direitos territoriais, o acesso à saúde, educação bilíngue, entre outros.

Bororo
O termo Bororo significa, na língua nativa, ‘pátio da aldeia’. Não por acaso, a tradicional disposição circular das casas faz do pátio o centro da aldeia e espaço ritual desse povo, caracterizado por uma complexa organização social e pela riqueza de sua vida cerimonial. A despeito de hoje terem direito a um território descontínuo e descaracterizado, o vigor de sua cultura e sua autonomia política têm atuado como armas contra os efeitos predatórios do contato com o ‘homem branco’, que se estende há pelo menos 300 anos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

>> DIA 17/04

9h – Abertura feira de artesanatos9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica  – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”

14h – Apresentações culturais e esportivas / Apresentações culturais da cidade

20h – Abertura oficial: apresentação das delegações / fogo sagrado / pajelança /hino nacional /palavra das autoridades /tradições culturais os povos /esportes tradicionais /show pirotécnico /dança de integração.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

>> DIA 18/04

9h – Abertura do Fórum Social Indígena “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e os Compromissos com a Qualidade de Vida”

9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica  – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”

11h – Recreação esportiva: Stand Up Paddle /Canoagem

14h – Apresentações culturais e esportivas / Apresentações culturais da cidade

15h – Futebol

20h – Apresentação cultural / Cunhã Porã – Desfile da Beleza Indígena

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
>> DIA 19/04

9h – Feira de artesanato

9h às 20h – Oficina Projeto: “Pegada Ecológica  – Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono”

11h – Recreação esportiva: Stand Up Paddle / Canoagem

14h – Apresentações culturais e esportivas / Apresentações culturais da cidade

15h – Futebol

20h Apresentação cultural / Ritual Sagrado / Encerramento

 


Fonte: http://www.bertioga.sp.gov.br/noticias/festival-nacional-da-cultura-e-esporte-indigena-ter | 07/04/2015 - 07:48

Ainda não conhece a OPPA Bertioga?

Oferecemos muito mais visibilidade para seu negócio! Destaque-se na OPPA Bertioga!

cliente caindo
O seu negócio não está sendo bem divulgado?
cliente após anuncio do oppa bertioga tendo seu retorno
Veja os resultados com seu anúncio na Oppa Bertioga